O nome Sabath originou-se de sábado,pois era neste dia da semana que as feiticeiras se reuniam,e passou a designar todo o tipo de festejo da Antiga Religião,inclusive os principais,relacionados as mudanças sazonais:Yule,Imbolc,Ostara,Beltane,Litha,Lamas,Mabom e Samhain.Neles celebra-se a colheita,a germinação,a fertilidade da natureza,a sua morte aparente e seu renascimento.Note-se que as datas dos solstícios e equinócios são diretamente opostas nos hemisférios norte e sul:quando em um deles começao inverso,no outro se inicia o verão,quando no primeiro começa a primavera,no outro está começando o outono.Por este motivo o sentido das datas é diferente nessas regiões,e deveria ser feita uma inversão no que concerne à celebração dos festejos.
A Antiga Religião floresceu sem ser cultivada,a partir do contato do ser humano com a natureza.Assim,culturas diferentes realizam festejos diferentes.No Brasil por exemplo no dia 27 de setembro,temos os festejos de São Cosme e São Damião,quando doces são distribuídos às crianças.A essência desta prática é compartilhar as dádivas da natureza em uma celebração de graças imbuída de várias mesclagens e sincretismos religiosos dos quais fazem parte o catolicismo,o candonblé,a umbanda e a antiga tradição das bruxas.é um festejo primaveril derivado da alegria de presenciar a natureza renascer,as plantas florirem após um árido inverno.Seu sentido é semelhante ao do sabath Ostara,embora este ultimo tenha dado origem a outra manifestação:a dos ovos de páscoa,antigos simbolos de fertilidade associados à Deusa Esther.Já o carnaval,festa que em nosso país ocorre no auge do verão-quando a energia yang está no ápice-,é uma celebração que nos reporta a tempos muito antigos,às orgias dionisíacas,à alegria das bacantes e à fecundação da Deusa,como ocorre no sabath Beltane.Crê-se,porém,que o carnaval foi derivado do ritual de Imbolc,celebrado em 2 de fevereiro,pois as lupercais-festas romanas em louvor ao Deus Pã-ocorriam em 15 de fevereiro;todavia,em muitas de suas manifestações as celebrações romanas assemelhavam-se ao antigo ritual do Beltane.
Esses festejos não possuem unicamente uma origem local,mas estão arraigados no inconsciente coletivo,e em cada religião a cultura particular é que dá a roupagem e a tonalidade diferencial;isto quando ainda subsistem,pois,repressões de cunho religioso varreram estas festas de muitos lugares.
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