domingo, 18 de dezembro de 2011

O Livro das Sombras


O livro das sombras (book of shadows),grimório ou livro de fórmulas é um livro onde a bruxa anota todos os seus procedimentos para viabilizar cada fórmula, os rituais, feitiços, experiências e informações que julgar importantes. Na antiguidade não era raro uso de linguagens cifradas afim de proteger os conhecimentos e o livro era guardado tal e qual um tesouro,pois qualquer falha na formulação podia trazer efeitos indesejáveis ou mesmo nocivos. Formulações com plantas venenosas e também curativas tinham medidas exatas e requeriam muito cuidado na manipulação dos ingredientes: uma dosagem um pouco maior poderia ser fatal, uma dosagem um pouco menor não produzia efeitos. No tempo da inquisição os grimórios foram queimados pelas própria bruxas e por isso muito pouco deles chegou até os nossos dias. Naquela época qualquer anotação da combinação de ingredientes com fins mágicos ou curativos encontrada com alguém constituía prova suficiente de que a pessoa era uma feiticeira e ela estaria destinada à fogueira. Assim sendo,as bruxas guardavam as fórmulas na memória e, tão logo lessem algum livro que circulava entre as feiticeiras, ou o passavam em frente ou o queimavam.
Hoje não temos mais este temos e, ao contrário de outrora, o livro das sombras geralmente não é compartilhado, mas sim guardado para uso exclusivo de seu dono podendo ser transmitido a filhos ou pessoas de confiança.
Como fazer?
Você pode comprar um pronto. Muitas pessoas usam cadernos comuns de capas neutras. É possível encontrar na internet livros prontos,com capas decoradas e bem trabalhadas e costumam custar entre 80 e 300 reais,dependendo da riqueza de detalhes, material, número de folhas. Seu livro deve trazer nele referencias a você mesmo,sabe aquele dito "o que não se parece com o dono é roubado"? Pois então, deixe ele que se pareça contigo. Quando decidi ter um BOS imediatamente me pus a procurar um artesão que o confeccionasse já que eu jamais havia feito um livro. Encontrei o "Tarô Sacro", vi fotos dos livros que faziam e gostei bastante do trabalho,enviei todas as informações sobre como o queria com imagens inclusive, me disseram que poderiam fazer por 250 reais, valor com frete incluso, eu sou taurina, cautelosa com dinheiro, mas fiz tantas exigências que achei o valor justo. Paga a mercadoria o combinado eram 15 dias até a postagem nos correios, coisa que só aconteceu quase dois meses depois. A esta altura eu já estava frustrada pois me enviaram fotos do livro pronto e não estava nada como solicitei, mandei que cobrissem com tecido brim preto ao menos. Neste meio tempo decidi fazer meu livro. Consegui as folhas de papel A3, a parte rígida da cama e sabia como o faria. Uma semana costurando folhas a mão (tarefa dolorosa já que ao todo foram 500 folhas,1000 páginas), medindo e cortando, bordei a mão na capa uma árvore que representa a minha forte ligação com a Terra que me sustenta,nutre e assegura; e a minha busca pelo crescimento,evolução,pelo Alto. Enquanto fazia me cortei e derramei sangue nele, pronto, estava assinado! É este que sempre uso e guardo com carinho e zelo numa caixa própria (também feita por mim). O outro,encomendado,continua no pacote.Gosto de escrever meu aprendizado, informações valiosas que adquiro por experiencia, rituais, feitiços que já fiz com anotações sobre resultados e ervas ressecadas. 
Circula na internet alguns livros das sombras prontos para download, com páginas decoradas, desenhos e ritos. Sinceramente, acho inúteis, é como basear a sua vida no diário de outra pessoa, no máximo eles podem ser usados como complemento. O valor de um livro das sombras está no conteúdo. É o seu caminho místico escrito ali. 
Acima,o livro feito por encomenda.
Abaixo,o livro feito por mim.

3 comentários:

  1. No fim de tudo o livro feito por vc ficou muito mais bonito que o encomendado. Estou pesquisando sobre o livro das sombras já a algum tempo, pensando em fazer um pra mim e como sou taurina tbm estava com a mesma idéia de colocar uma árvore na capa já que simboliza nosso elemento.

    ResponderExcluir
  2. NAO DDECOREI MEU LIVRO DAS SOMBRAS, COLOAUEI TODO O MEU CONHECIMENTO DE MAGIA BRABCA E NEGRA NUN CADERNO DE 400 FOLHAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elmiro! Sim, a decoração é algo opcional, a função do livro é armazenar os registros da sua caminhada mística, das suas experiências, seu aprendizado, e pra isso não é preciso decoração. Seu livro das sombras tem poder pq tem seu conhecimento. Abraços.

      Excluir

Olá!O que achou do texto?Deixe seu comentário e ajude a melhorar o blog...Grande beijo.Pax et Lux