segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Conjuros e Encantamentos

Nossa inserção construtiva no mundo acontece no âmbito magnético de nosso campo de influência e sua força é diretamente proporcional à nossa energia acumulada e canalizada. Manifesta-se atravez de algum tipo de linguagem,carregada de autenticidade pelo seu sentido e pelos seus propósitos. Conjuros e encantamentos são flechas que saem para seus alvos e retornam com uma conquista. Maus propósitos podem torna-los bumerangues e ansiedade pode fazer com que se ambicione algo inadequado,que uma vez obtido só trará aborrecimentos. Por isso conjuros e encantamentos devem visar em primeiro lugar a adequação pessoal,à afinidade e à bem-aventurança real. A obsessão por um objeto de desejo é perigosa,pois somente em um estado de espírito tranquilo é possível vislumbrar as diferenças entre 'o que reluz' e 'o que é ouro'.
Objetivos amorosos e pacíficos também retornam ao seu emissore a força com que foram lançados traz ressonância no circulo de influência,expandindo-o. Em suma,correspondem ao 'quantum' energético de cada um.
No aprendizado de feitiçaria,um capítulo importante dispensado a esses tópicos. Treina-se a mira,entre outras tecnicas,pois apenas a força não garante que a flecha chegue ao alvo. Da mesma forma,ma vida cotidiana,não é só o acúmulo energético que garante os resultados mas também sua canalização. Obter o impulso do momento presente,fazer dos elementos e situações da vida diária instrumentos de impulso nos conduzem ao local onde queremos e devemos estar.

Tempestades

Há certos períodos em nossas vidas em que tudo parece calmo,tranquilo e silencioso,porém o vento que nos beija a face é gélido,úmido,nos dando a sensação de que algo está por acontecer.Enfim ela chega,as vezes nos surpreende,as vezes vem aos poucos,mas assustadoramente inevitável.Quem de nós nunca viu a desordem e o caos tomarem conta de tudo,quando os problemas nos enxarcam e embaralham a visão e tudo parece perdido.Vivemos então uma tempestade.
Tempestades são uma conjunção de forças titênicas da natureza,em que fogo,água e ar atingem a terra;é um momento mágico no qual a natureza revela a sua grandeza.Ao presentir a tempestade,a bruxa sabe que é chegada a hora;um momento mágico,especial.A convulção simultânea dos elementos pode ser aproveitada por aquelas que estão preparadas e,é claro,as bruxas estão.Aguardavam a oportunidade,há muito preparavam-se para ela.
Ícone de transformação e mudança,tumulto e confusão em que tudo parece se rebelar tomando vida própria.Padrões antigos mostram-se inúteis e os padrões novos parecem inatingíveis;enquanto isso algo precisa ser feito.O caminho a seguir é confuso.
Em vez de lamentar,devemos,como as bruxas,aproveitar esta oportunidade momentânea para lançar-se em novas empreitadas,experimentar novos caminhos,testar outros mecanismos e nos livrarmos do que não é mais válido em nossas vidas.A magis deste instante e as oportunidades que ele é capaz de revelar só podem ser vistas e aproveitadas por aquele que 'paga pra ver'.Se as coisas parecem muito difíceis devemos relaxar.Se não estivermos prontos para enfrentar os desafios e cruzar o portal,apenas perderemos o impulso;sem dúvidas os problemas irão passar,pois "nunca choveu e não parou".

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A vassoura da Bruxa

" _É verdade que vcs voam numa vassoura?" Antes ler isso que ser cega,foi o que eu repeti a mim mesma quando recebi essa pergunta.O gênio autor da mesma provavelmente assistiu muito Harry Potter.Mas enfim,a vassoura se tornou um bom tema então vamos ao que interessa. Poucas coisas são tão fortemente relacionadas às bruxas pela sociedade como a vassoura,o que parece ser um simples instrumento para a limpeza doméstica seria usado para altos voos diante a Lua cheia,um meio de transporte rápido,barato e ecologicamente correto,mas nada confortável (risos). Infelizmente tal tecnologia não está a disposição de nenhuma de nós,e nunca esteve.O mito de bruxas em vassouras voadoras tras origens diversas.Uma delas seria a de que durante o período da inquisição,as bruxas usavam a vassoura como disfarce para seus cajados e varinhas,assim passavam despercebidas aos olhos puritanos. Outro seria a de que,após a introdução forçada do patriarquismo as mulheres foram subjulgadas e limitadas a rotina do lar,usando a vassoura para limpar a casa elas faziam movimentos repetitivos por um londo período de tempo caindo numa espécie de transe,assim suas mentes voavam e permitia a elas entrar num universo particular no qual podiam se expressar como quizessem. Hoje grande parte dos pagãos usam realmente a vassoura,mas para outros fins,como a limpeza e purificação energética de um ambiente,o ato de varrer as energias indesejadas com a vassoura sem deixar que sua palha toque o chão é bastante comum. Outra utilidade nos leva a outra "lenda",usar a vassoura atras da porta para espantar visitas indesejadas.Realmente,a vassoura é por vezes vista como amuleto de proteção desde tempos antigos.Assim,colocando-a atras da porta impede-se que energias negativas entrem no lar,e obviamente também afasta pessoas que têm essas energias. Mas alçar vôo numa vassoura não é de todo impossível para quem domina a prática da viagem astral.No astral não estamos presos às leis físicas com que estamos acostumados,então lá é realmente possível dar algumas voltas frente a Lua.É bom lembrar que ter uma vassoura ao lado da cama ajuda no desprendimento do corpo astral. Então meus leitores,espero ter esclarecido alguma coisa sobre a lenda e os fatos que a originaram.Mas se por acaso verem uma bruxa atravessando o luar corram pra pegar uma câmera e coloquem no you tube,mas não se decepcionem se descobrirem que foi só efeito de bebida.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

A Magia das Cores

Quem visita o blog certamente notou a desatualização.Pois é,fiquei um tempo sem dar o ar da graça por aqui.Este fim de inverno realmente foi complicado.Mas enfim chega a primavera,e com ela as flores trazendo cores aos campos jardins,cabelos e tudo mais.
Esperava meu amor entrar no msn de madrugada,entrou,a Lua cheia e aquela presença iluminada me alegraram,resolvemos mudar as cores de nossos "nicks",e passando por várias acabamos deixando uma letra de cada cor,harmoniosamente dispostas.Aquela mistura alegre passando na tela incrivelmente criou uma atmosfera risonha e acabou chamando minha atenção para os efeitos das cores em nós.Então,nada mais apropriado que o primeiro post da primavera trazer este tema.
A cor é essencialmente a manifestação material da realidade espiritual,que se dá na presença da Luz.A Luz é algo que nossos olhos não podem ver,mas que torna visível toda a matéria.A Luz do sol (ou artificial),ilumina as formas e nossos olhos captam os reflexos desta luz transmitindo atravez deles as formas e cores que são interpretadas pelo nosso cérebro.Ok,e a magia?
Cor é vibração. As sete cores do espectro vibram em freqüências diferentes. As cores exercem influência sobre as pessoas fisica, mental, emocional e espiritualmente. A partir de seus centros energéticos ( chakras ), cada pessoa possui uma combinação de cores que a envolve.
Pessoas sensitivas conseguem perceber a cor que emana das outras. Quando um dos chakras brilha com mais intensidade, os demais têm a tendência de assumir essa mesma cor havendo assim sempre a predominância de uma delas. Todos nós somos orientados por uma cor.
Tá,e daí?
Daí que a falta ou o excesso de uma determinada cor traz consequencias a quem estiver esposto a tais fatores.
De acordo cada cor, as pessoas podem se apresentar de maneiras diferentes:
-Vermelho
O vermelho é uma cor quente e incita as pessoas a fazer coisas. É a cor do chakra sexual: fonte da potencialidade humana. As pessoas vermelhas podem ser corajosas, impulsivas e rebeldes. O temperamento é arrojado e apaixonado. Utilizam toda sua energia na conquista do que desejam. Num aspecto negativo, podem ser impacientes, ansiosas e autoritárias.
-Laranja
cor laranja tem a ver com movimentação e pressa. É a cor da adolescência pois é comum servir de base para decoração de ambientes jovens. É a mistura do amarelo com vermelho e traz a agitação no corpo e na mente. As pessoas alaranjadas são sociáveis e gostam de festas. Têm senso de organização e liderança. Gostam muito de comer. É a cor do Mac Donald´s. Num sentido negativo, podem ser imaturas e irresponsáveis.
-Amarelo
O amarelo reflete o hemisfério esquerdo do cérebro.As pessoas amarelas são ligadas a atividades intelectuais pois vivem estudando. Encaram a vida de maneira prática e objetiva e tendem a ignorar o corpo. Valorizam as atividades profissionais e podem colocar a carreira à frente da família. Sempre acham o jeito de ganhar dinheiro. O amarelo é a cor do sol: as pessoas amarelas são estimulantes. Num sentido negativo, podem torna-se excessivamente racionais.
-Verde
As pessoas verdes são ligadas ao amor pois as relações afetivas são envoltas por essa cor. Dão valor à natureza e têm afinidade com as plantas. O Verde é a mistura do azul com o amarelo. Assim, a mente funciona bem e elas são capazes de ouvir os outros. Quanto mais luminoso o verde, maior será a disposição de trabalhar com outras pessoas. Num aspecto negativo, as pessoas verdes podem ser insatisfeitas consigo mesmas e vulneráveis em relação aos outros.
-Azul Claro
As pessoas de cor azul claro são reservadas e têm grande senso de observação. São contemplativas e dão muito valor a pequenos detalhes. São perspicazes e costumam notar as qualidades alheias. Mesmo sendo meio bagunceiras, gostam de se sentir num ambiente organizado. Num sentido negativo, as pessoas azuis podem se isolar das demais.
-Azul Marinho
As pessoas de cor azul marinho são inclinadas para atividades de ajuda ao próximo, principalmente aquelas ligadas à cura. Dotadas de uma grande calma interior, ajudam muito mais no que passam às outras pelo jeito de ser do que pelas coisas que falam. São mais atraídas por práticas que se refiram ao lado mais interior. Num sentido negativo, podem fugir da realidade e se alienar.
-Violeta
O violeta resulta da mistura do vermelho com o azul. Sendo maior a quantidade de vermelho a expressão, tende mais à sexualidade. Sendo maior a quantidade do azul, a expressão vai para a sensibilidade e sensitividade. As pessoas de cor violeta precisam de amor e de admiração. São sensíveis e gostam de expressar a sensibilidade de maneiras diversas, principalmente pela música e artes plásticas. Apreciam coisas bonitas: têm que estar sempre criando mas se não têm a capacidade de criar, sabem apreciar a arte. Num sentido negativo, as pessoas violetas podem torna-se fanáticas e visionárias.
-O preto,nosso caso à parte.
Sim,o preto!Mas não eram sete?Sim,ele não está incluso nas sete cores espectro,mas senti a necessidade de cita-lo.O preto é ausencia de cor,representando a ausencia de luz,se não há luz não há cor,Por esta razão,o preto possui um grande poder de atração de energias,qualquer energia!Por não conter luz ele a busca com maior intensidade,isso explica por que roupas pretas esquentam mais com a luz do sol que outras cores.Por essa atratividade,pessoas que usam e abusam do preto no dia-a-dia tendem a se tornarem mais carregadas,pois estarão atraindo pra sí qualquer vibração ao seu redor.Por que vemos que a maioria das pessoas que usam apenas preto tem um ar mais "pesado"?Por que elas ficam como verdadeiros ímãs de tudo a seu redor,e como o mundo invisível é cheio de seres mal intencionados prontos pra influenciar o primeiro que aparecer a disposição estas pessoas quando não "protegidas" ou preparadas para lidar com isso são alvos fáceis.Mas o bom uso do preto traz benefícios como concentração e renovação,o útero,onde a vida se inicia,é escuro.O preto é a busca,o início da vida.
Então fica a dica.Tornar nossa vida e nosso ambiente mais coloridos e harmoniosos sempre tras bons resultados,desta forma ficamos alegres e doces,como as flores e os sabores da primavera.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O que acontece com o espírito quando o corpo físico sofre MORTE CEREBRAL?

Os primeiros critérios de morte cerebral foram estabelecidos em 1968 por um comitê na Universidade de Harvard,nos Estados Unidos.Entre os médicos,essa comissão tinha um teólogo e um historiador.No ano anterior,Christian Barnard tinha realizado,na África do Sul,o primeiro transplante de coração.No entanto,por incrível que pareça,apesar da morte cerebral ser cientificamente comprovada,ainda "bão existiam fundamentos científicos para o diagnóstico clínico de morte encefálica" com precisão,afirma o médico Cícero Galli Coimbra,do Departamento de Neurologia e Neurocurirgia Universidade Federal de São Paulo.Portanto,o diagnósticoda morte cerebral,além de ser bastante recente,ainda é controverso no meio médico."O debate em torno da validade e do uso prático dos critérios utilizados hoje em vários países para diagnosticar a morte cerebral é intenso,ainda mais quando se leva em conta que a retirada dos órgãos de um paciente para transplantes depende deste diagnóstico.A polêmica envolve temas abstratos como vida e morte",explicou o médico Flávio Freinkel Rodrigues,da Universidade Federal do Rio de Janeiro.A questão filosófica da definição da vida e da morte torna-se fundamental para conciliar moral e ciência.Podemos afirmar que o Espiritismo,pesquisando o fenômeno da morte de forma positiva,é a melhor resposta para atender essa questão.
O dogma religioso define que a alma se confunde com a vida orgânica.Segundo essa definição,um corpo vivo,apesar da morte cerebral,estaria sempre ligado à alma.Cria-se um empasse entre religião e ciência.Para o Espiritismo,entretanto,o fenômeno da morte não é uma questão abstrata.A filosofia do Espiritismo evidencia a existencia do corpo espiritual:o perispírito.A morte está relacionada com o desligamento completo entre perispírito e corpo físico.A vida orgânica é mantida pelo fluido ou princípio vital.Portanto,um corpo humano pode continuar vivo quando o espírito,com seu perispírito,já tenha se desligado completamente.A vida orgânica,mantida pelo fluiso vital,pode existir independente da alma.
Essa explicação está bastante evidente na questão 136 de O livro dos Espíritos."A vida orgânica pode animar um corpo sem alma,mas a alma não pode habitar um corpo privado de vida orgânica".O diagnóstico preciso da morte está relacionado com a ligação entre perispírito (substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao espírito) e corpo (substância material,análogo ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital).
Quando a medicina estiver aliada à ciência espírita,os médicos e pesquisadores terão evidências positivas da ética e da moral.Então,não haverá limites para se alcançar a saúde integral do homem.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Fases da Lua

Todas as quatro fases da Lua possuem uma energia peculiar que é propícia para tipos diferentes de magias.O que deve permanecer oculto será executado na Lua Nova.O que precisa de investimento de energia é melhor que seja feito sob os auspícios da Lua Crescente.As magias efetuadas na Lua Minguante têm efeito pouco duradouro,porém servem para trabalhos de cura,términos , conclusõese quebradura de bruxedos.As feitiçarias realizadas na Lua Cheia visam ao reconhecimento público ou ao ápice de alguma realização,lembrando que é nesta fase que os poderes parapsíquicos atingem seu apogeu.
A Lua é vinculada ao princípio feminino,à gestação,e seus ciclos são determinantes para a fauna e a flora.Rege toda espécie de líquidos e influencia os humores humanos e as plantações.O crescente lunar é o simbolo das sacerdotizas da Grande Deusa,do Grande Espírito Feminino,que junto com sua contraparte masculina permeia o universo.A influencia desse luminar sobre a Terra é fundamental.
A Lua é o luminar símbolo da mulher.Nas mais variadas culturas teve suas personificações e nomes.Na mitologia grega foi chamada de Selene ou Febe,entre outros nomes e mitos que mais bem expressavam as suas fases.Quando no crescente é representada por Diana (Artemis),a virgem caçadora,implacável,regente da selva.Como Lua Cheia é a Deusa Mãe,plena e poderosa,sombolizada por Deméter (Ceres) e no minguante é a sábia Hécate,a temida Rainha das Bruxas.Como Lua Nova seria Perséfone;e Lilith,a indomável primeira esposa de Adão estaria associada à Lua Azul.
A Lua influencia não só o ciclo biológico das mulheres,como também as plantações e o fluxo e refluxo das marés.Relaciona-se com as emoções,sendo que,em caráter coletivo,a Lua Cheia é a fase que coincide com as turbulências emocionais.As mulheres romanas usavam como amuleto um crescente lunar,para afastar os maus espíritos da Lua,que acreditavam ser capazes de provocar distúrbios emocionais e loucura.
Na astrologia rege a quarta casa,associada ao lar,ao psiquismo,aos sentimentos,às intuições,à família,às emoções.Sua posição no mapa natal ainda sinaliza viagens e assuntos correlatos a estas.
Tudo que é instável ou flutuante está sob os auspícios da Lua,até mesmo a bolsa de valores.Os agricultores e as pessoas do campo sabem utilizar seus ciclos para o plantio,a poda e a colheita.Muitos a observam no que se refere aos tratamentos de saúde,ao corte de cabelo e ao trato com animais.
O ano Lunar é composto de treze meses e de cada um deles emana um tipo específico de energia,ligado à estação em que ocorre,sendo os mesmo de importância fundamental para as práticas magísticas.São levados em contam também os aspéctos planetários formados na lunação,ou seja,a configuração do céu em relação à Lua Nova-início do mês lunar.De grande poder na magia é a Lua Azul,isto é,a Lua que surge duas vezes sob a regência de um mesmo signo.
A Lua representa o inconsciente,as emoções,a mulher,a energia Yin,a Grande Deusa,a Senhora da Magia,o aspécto feminino da Divindade.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

A Lua Azul

É a segunda Lua Cheia de um mês.De acordo com algumas tradições mágicas, durante a Lua Azul, o poder da deusa está mais forte, capacitando as pessoas a ampliarem e manifestarem poderes de visão e capacidades paranormais, premonições, insights, etc...
Para muitos bruxos, esse dia é especial porque o véu entre os mundos fica mais tênue, permitindo o contato com outras dimensões, por isso é muito importante passar esse dia com boas vibrações, para não atrair ou criar "companhias indesejáveis" no plano astral.Deve-se olhar para a Lua azul com a devida atenção e cuidado, pois segundo alguns místicos, os pedidos feitos durante esta Lua são realizados numa velocidade espantosa, por isso é preciso muito cuidado e boa intenção na hora de fazer o ritual, senão o próprio indivíduo pode se prejudicar com a lei do retorno.
O dia da lua azul tem a vibração do signo onde ela ocorre, por exemplo: em aquário é estimulado o retorno ou surgimento de amizades e ocasiões de confraternização, assim como o interesse em astrologia, ciências alternativas, psicologia e nas causas sociais.
Tradicionalmente, a Lua Azul é uma Lua do Amor, onde poderemos trabalhar todas as questões relativas a esse sentimento que move os mundos: o amor próprio, o amor pelo outro, o amor universal. Nesta Lua Azul, as conjunções Plutão/Sol e Saturno/Lua recomendam cautela com os relacionamentos e anunciam que é tempo de reestruturações. Faça no chão, em seu jardim, ou ao lado de seu altar, um círculo para as fadas virem dançar nessa noite. Trace o círculo com balas e pedacinhos de bolo, coloque no centro uma maçã e uma taça com água de fonte, ou água mineral. Convide o Povo Pequeno para esse círculo, pedindo à Deusa Aine, Senhora das Fadas, que ali compareçam as mais adequadas a seus objetivos. Sente-se de frente para o Círculo e coloque seu caldeirão no chão. Feche os olhos, respire profundamente 3 vezes e comece a ver uma Clareira na floresta, cheia de flores, com um perfume delicioso. Veja o povo pequeno dançando em seu círculo e perceba a chegada de Aisling, que dança graciosamente até que chega perto de você. Ela tem um rosto feliz, saúda você e ouve suas três perguntas: - Como eu posso me amar mais? - Qual a pessoa que pode partilhar comigo seu amor? - Que eu preciso fazer para que ela chegue até minha vida?Escute atentamente as respostas da Deusa e siga fielmente suas instruções. Volte pelos caminhos que tiver percorrido, tome consciência de seu corpo e siga fielmente as instruções de Aisling. Acenda em seu caldeirão uma vela azul para se amar como você é, uma vela rosa, para encontrar ou manter um/a companheiro/a ideal e uma vela roxa pelo amor universal.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Projeção Astral

O que é corpo astral?
*Corpo astral é o veículo com o qual nos expressamos no mundo astral ou mundo dos sonhos. Este veículo não está sujeito ao tempo, não morre e nem se desintegra quando ocorre a morte física. Este corpo é ligado ao corpo físico pelo cordão de prata, também chamado de fio da vida ou ainda Antakarana. É um fio de energia que somente é rompido no momento da morte física. Com o corpo astral podemos atuar conscientemente fora do corpo físico e visitar os diversos lugares do mundo astral ou mesmo do físico. É o que se conhece por desdobramento astral, projeção astral, sonho lúcido, etc., o que, aliás, será tratado com detalhes no decorrer deste curso.
A projeção astral:
Trata-se da projeção ou desdobramento astral, que também é conhecido como viagem astral ou ainda sonho lúcido.
A despeito de a pessoa aceitar isso ou não, ter consciência disso ou não, o fato é que esse fenômeno tem nos acompanhado desde que nascemos. O motivo de estudarmos esse tema é o fato de que podemos desenvolver a capacidade de ter controle sobre a projeção astral. E qual a vantagem de se ter controle sobre a projeção astral?
Como vimos,nós possuímos um corpo astral e esse corpo é o veículo utilizado para a nossa manifestação no mundo astral. Isso significa que se tivermos controle sobre a projeção astral poderemos atuar conscientemente no mundo astral, um mundo totalmente novo, onde o tempo não existe, e que guarda muitos segredos sobre nós mesmos, sobre o destino, sobre os mistérios da vida e da morte, do Universo e de toda a criação. Podemos também dizer que tudo o que existe no físico existe também no astral, mas nem tudo que existe no astral existe no físico.
Geralmente quando ainda se possui prática em viagens astral há uma certa dificuldade em se desligar do corpo físico conscientemente logo após o mesmo ter adormecido,por este motivo trago aqui uma forma mais simplórica para o inicio das experiencias com a projeção.Sendo assim veremos como despertar a consciencia já no astral.É indispensável que para este fim você adiquira o hábito da autobservação,isto é,tanto no mundo físico quanto no mundo astral deve-se parar e analisar os elementos que o circundam,como pássaros e objetos,qualquer coisa que lhe chame atenção por algum motivo,adiquirindo este hábito no físico o repetirá no astral.
Após o costume da autobservação precisamos nos acostumar a outro,este especificamente usado para sabermos de estamos no mundo dos sonhos ou não.Trata-se da técnica do saltinho.Sempre que notar algo de natureza estranha como animais de características anômalas ou qualquer outra coisa que seria imprópria do mundo físico,pare e dê um pequeno salto com a intenção de flutuar,se estiver no físico logicamente seu corpo voltará ao chão pela gravidade,porém se estiver no astral flutuará,desde que sua intenção ao dar o salto tenha sido clara,assim saberá que está numa projeção astral.A observação e o uso desta técnica em conjunto promovem o despertar da consciencia no mundo dos sonhos,afinal sem estas práticas qualquer coisa estranha que possamos ver no astral passará despercebida devido à inconsciência do corpo.Ao despertar no astral você poderá analizar o lugar onde está e se perguntar por que está alí por exemplo.Com o tempo suas limitações irão diminuir de forma considerável.
É importante ressaltar que a evolução na prática da viagem astral depende da realização constante da mesma.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

A banalização da Arte

"O mistério e a bruma que envolve todo o ambiente do mundo mágico que é o Oculto, torna-o totalmente fascinante e excitante para nos homens e mulheres do séc. XXI, acostumados ao maquinismo e automatismo da vida quotidiana, sem sensibilidade ou emoção que chegue para saciar a mente recheada de sonhos do Homem.No culminar da ciência, da investigação, homens e mulheres teimam insistentemente em viver num mundo recheado de utopias, de ilusões que os façam sentir grandes na sua absurda pequenez, que os façam sentir únicos por entre a massa homogênea e mecanizada da nossa sociedade fútil."
Devivo a grande onda modista que se alastrou aos quatro ventos,muitas pessoas passaram subitamente a praticar a bruxaria,guiados por idéias fantásticas,por admiração ou curiosidade.Cada vez mais surgem novos prodígios na magia,aqueles que estudam tudo,leem tudo,explicam tudo,mas que não possuem a sabedoria necessária para o bom emprego de seu conhecimento.Se forma uma sociedade onde colocar no pescoço um pentagrama,acender velas e cultuar Deuses de culturas antigas é mais que suficiente para que o indivíduo sinta orgulho de dizer "sou um bruxo".Mas que bruxos são estes que sequer sabem o que querem? Antes de começar a dançar em torno de uma fogueira é preciso se perguntar:onde quero chegar com isso? Qual o meu verdadeiro objetivo?O que me motiva a fazer isto?
Infelizmente a maioria das respostas será vaga e pouco confiável.Isso por que praticar magia se tornou uma forma de diferenciação,de inovação,e até mesmo um reforço à rebeldia e de muitos.
Apenas a prática que vemos banalizada hoje é digna de pena.É preciso amadurecer esta forma de pensamento.Praticar bruxaria é algo simples,viver a Arte é que é o grande trunfo do qual quem realmente possui esta sabedoria pode se orgulhar.Mais que realizar rituais,mais que ler livros,mais que celebrar Sabats,mais que manipular energia.Viver a magia no universo é se manter em harmonia com a mesma,saber qual o seu propósito,buscar mais que conhecimento,mas a evolução espiritual.Se o indivíduo vive a bruxaria e permite que a mesma brote e flua em sua alma é até mesmo desnecessário formalidades.A verdadeira Arte vem de dentro e não do exterior,não está em "parecer" ou "demonstrar",está em saber e viver.O caminho só fará sentido e será proveitoso se há um objetivo maior em questão,algo que fuja ao simples "querer ser".Nas palavras de Shakespeare "não importa onde você já chegou,mas sim onde está indo".
Portanto,é com que paremos para pensar em nossas condutas e metas.Quem busca a luz a encontrará,mas aquele que se manter imerso em fantasia e modismo como marionete de tendências sociais seguirá perdido numa multidão de Harry Potters....rss

domingo, 14 de junho de 2009

Sabaths

O nome Sabath originou-se de sábado,pois era neste dia da semana que as feiticeiras se reuniam,e passou a designar todo o tipo de festejo da Antiga Religião,inclusive os principais,relacionados as mudanças sazonais:Yule,Imbolc,Ostara,Beltane,Litha,Lamas,Mabom e Samhain.Neles celebra-se a colheita,a germinação,a fertilidade da natureza,a sua morte aparente e seu renascimento.Note-se que as datas dos solstícios e equinócios são diretamente opostas nos hemisférios norte e sul:quando em um deles começao inverso,no outro se inicia o verão,quando no primeiro começa a primavera,no outro está começando o outono.Por este motivo o sentido das datas é diferente nessas regiões,e deveria ser feita uma inversão no que concerne à celebração dos festejos.
A Antiga Religião floresceu sem ser cultivada,a partir do contato do ser humano com a natureza.Assim,culturas diferentes realizam festejos diferentes.No Brasil por exemplo no dia 27 de setembro,temos os festejos de São Cosme e São Damião,quando doces são distribuídos às crianças.A essência desta prática é compartilhar as dádivas da natureza em uma celebração de graças imbuída de várias mesclagens e sincretismos religiosos dos quais fazem parte o catolicismo,o candonblé,a umbanda e a antiga tradição das bruxas.é um festejo primaveril derivado da alegria de presenciar a natureza renascer,as plantas florirem após um árido inverno.Seu sentido é semelhante ao do sabath Ostara,embora este ultimo tenha dado origem a outra manifestação:a dos ovos de páscoa,antigos simbolos de fertilidade associados à Deusa Esther.Já o carnaval,festa que em nosso país ocorre no auge do verão-quando a energia yang está no ápice-,é uma celebração que nos reporta a tempos muito antigos,às orgias dionisíacas,à alegria das bacantes e à fecundação da Deusa,como ocorre no sabath Beltane.Crê-se,porém,que o carnaval foi derivado do ritual de Imbolc,celebrado em 2 de fevereiro,pois as lupercais-festas romanas em louvor ao Deus Pã-ocorriam em 15 de fevereiro;todavia,em muitas de suas manifestações as celebrações romanas assemelhavam-se ao antigo ritual do Beltane.
Esses festejos não possuem unicamente uma origem local,mas estão arraigados no inconsciente coletivo,e em cada religião a cultura particular é que dá a roupagem e a tonalidade diferencial;isto quando ainda subsistem,pois,repressões de cunho religioso varreram estas festas de muitos lugares.

terça-feira, 2 de junho de 2009

O Gato Preto

As superstições acerca dos gatos começaram desde muito cedo. Os primeiros povos a atribuir uma aura mística ao gato foram os egípcios que o idolatravam, tendo mesmo um deus com a sua forma física, Bast. Em honra desta divindade, os egípcios mantinham gatos pretos nas suas casas e davam-lhes honras reservadas a faraós, mumificando-os depois de mortos.
Na magia,a presença de um animal é uma constante essencial na vida de qualquer bruxa.A magia natural está associada ao poder animal,bem como aos quatro elementos e aos reinos vegetal e mineral.Os grandes pajés,as mais poderosas feiticeiras e outros adeptos e praticantes da mais alta magia conhecem o segredo da "energia essencial" ,que só pode ser obtida atravéz de um animal vivo.Os animais consagrados a determinadas divindades "jamais" eram sacrificados om o intuito de agrada-las,mas são -pelo contrário- protegidos e tratados com muito carinho em louvor da entidade.
Considerados grandes amigos das bruxasos gatos possuem o dom de absorver a energia negativa e as "carregações" do ambiente em que vivem e das pessoas com que convivem.Atuam como um fio-terra,descarregando,desbloqueando e retirando do ambiente as energias dissonantes.Os animais podem carecer de potência racional,mas no plano astral sobrepujam o ser humano.As bruxas de várias linhagens perceberam isto e estreitaram seus laços com eles,algumas evitando até mesmo o consumo de toda qualquer carne,para assim aumentar,entre outras coisas,o seu magnetismo pessoal.
Os gatos,possuindo sete vidas (alguns dizem que são nove),algumas delas devotadas a proteger o astral do ambiente que o circunda e das pessoas que deles tratam ou lhe dedicam amor,possuem grande capacidade de resistência,porém nem sempre são os animais prediletos do homem moderno.Seu espírito independente não raro é mal compreendido,pois demonstram seu afeto de forma muito diferente dos cães.
Os gatos pretos são,em virtude de sua cor,os mais indicados para a limpeza so astral.Cruzar no caminho com um gato preto indica,para uma bruxa,uma oportunidade de aumentar seu círculo de influencia ou um presente da sorte.Não é à toa que os magos egípcios consideravam os gatos sagrados e do mesmo modo na atualidade eles ainda são cercados demistérios e lendas.É bom lembrar que causar injúria proposital a um desses felinos pode significar o desaparecimento da sorte por um longo tempo.

terça-feira, 26 de maio de 2009

A lenda de Afrodite

Afrodite é uma das mais antigas deusas gregas. Sua origem remonta à deusa semítica Ishtar da Mesopotâmia, Astarte, na Síria e na Fenícia e Milila da Babilônia. O culto desta divindade oriental foi levado para a Grécia através de marinheiros e mercadores e na mitologia, seu nascimento está ligado à lenda que, duas gerações depois, levaria Zeus ao trono do Olimpo.Durante tempos incontáveis, Urano, o Céu, obrigou Gaia, a Terra, sua esposa, a dar à luz deuses, Titãs, Ciclopes e Gigantes. Entretanto, não amava os seres que concebia, pelo contrário, os odiava e os encerrava sob terra, condenando-os a jamais ver a luz. Cansada da loucura do marido, Gaia planejou sua vingança, aliada ao mais jovem dos Titãs, seu filho Saturno, ou Cronos, o Tempo. O jovem odiava o pai e aceitou prontamente a missão, assim como a arma que lhe foi dada, uma foice.Certa noite, quando mais uma vez Urano descera à Terra para fecundar-lhe, Saturno aproximou-se em silêncio e cortou-lhe os testículos com um só golpe, atirando-os ao mar. Assim o impediria de continuar fertilizando Gaia. Entretanto, o sangue de deus jorrou sobre a terra, fazendo nascer as Erínias, ou Fúrias, deusas da vingança que passariam a ajudar Hades, senhor do reino dos mortos, a castigar os piores criminosos. Mas não foi apenas o mal que resultou do crime de Saturno. Da espuma formada pelos órgãos atirados ao mar nasceria a mais bela das deusas, Afrodite. Algumas lendas, porém, contam que seria filha de Júpiter e Dionéia. A jovem foi primeiramente levada à Ilha de Cítera e em seguida a Chipre, onde chegou à praia sobre enorme concha de madrepérola, impulsionada pelos zéfiros. Ali, a esperavam as Horas, que a vestiram e levaram para o Olimpo. Os deuses, admirados, nunca haviam visto beleza semelhante. Por causa de sua origem, Afrodite também é chamada pelos helênicos de Citeréia ou ainda Cipris, do nome da ilha em que é honrada. Largamente cultuada na antiguidade, tinha templos em Páfis, Amatúsia e Idália, além de ser adorada em cidades como Corinto e Sicília. Em Roma, se tornou conhecida com o nome de Vênus.Nos primórdios de seu culto, Afrodite era vista como a deusa do instinto da fecundidade, agindo em humanos, animais e vegetais. Os gregos a viam como difusora do elemento úmido, causa de toda a fecundidade da natureza. Assim, a chuva da primavera era enviada por Afrodite, tornando a terra fecunda. Somente mais tarde Vênus se tornaria a deusa do amor. E se, a princípio, personificava unicamente o amor elevado e puro, logo se tornou símbolo de todos os aspectos amorosos, recebendo vários epítetos, como Afrodite Pândemos, deusa do amor sensual, Afrodite Nínfia, ou Vênux Genitrix, protetora dos casamentos e Afrodite Urânia, representante do amor nobre.Tantos encantos tinha Afrodite, que somente três dos deuses olímpicos não foram por ela seduzidos. Segundo Homero, Atena (Minerva), Ártemis (Diana), e Héstia (Vesta), não obedeceram a suas leis. Eram justamente estas três deusas que representavam a arte, o lar e a honra, virtudes que, para os gregos, eram imprescindíveis para a manutenção da ordem da Polis.Afrodite abençoou amores impossíveis, como de Pigmaleão, que se apaixonou por uma estátua de mármore, tornada viva pela deusa, e causou paixões trágicas, como a de Páris e Helena de Tróia. Mas Vênus também foi flechada pelo Cupido.Conta a lenda que a princesa Mirra, filha do Rei de Chipre, Cíniras, desprezava o culto à deusa. Afrontada, Afrodite decidiu vingar-se incutindo na jovem um intenso desejo pelo próprio pai. E apesar de ter conseguido realizar seu amor, Mirra foi descoberta e ameaçada de morte pelo rei. A princesa conseguiu fugir, mas levava um filho no ventre.Quando viu o menino, Vênus ficou encantada por sua beleza, tomando-o como amante logo que se tornou um homem. O afeto que sentia pelo rapaz despertou o ciúme de Marte, outro amante da deusa. Planejando uma vingança, o deus inspirou em Adonis o amor pela caça. E mesmo alertado por Afrodite, que pressentia a ira de Marte, para tomar cuidado com animais selvagens, acabou sendo morto durante uma caçada. De seu sangue nasceu a anêmona, flor de vida curta, mas que é a primeira a surgir na Primavera. A partir de então, Vênus passou a cobrir-se de luto durante o Outono e o Inverno, só voltando a distribuir seus encantos com a chegada da Primavera.Artistas de todos os tempos viram no mito de Afrodite o desafio de perpetuar a forma feminina perfeita. Dentre as obras mais célebres em homenagem à deusa estão a Vênus de Milo, descoberta em 1820 na Ilha de Melos e exposta no Museu do Louvre e O Nascimento de Vênus, de Botticelli.

Ervas na magia

*Trigo
Planeta:Vênus
Elemento:Terra
Atributos:Fertilidade,prosperidade,abundância.
*Girassol
Planeta:Sol Elemento:Fogo Divindades regentes:Apolo,Deméter,Bastet.
Atributos:Fertilidade e realização de desejos
*Sálvia
Planeta:Mercúrio
Elemento:Terra
Divindade regente:Zeus
Atributos:Euforia e calmante.Muito usada na purificação de ambientes.
*Calêndula
Sua flor é graciosa e de cor forte,famosa por ser anti-alérgica e cicatrizante.Cura e diminui a gastrite e a úlcera duodenal,pois tem ação anti-tumoral.O ácido oleanóico encontrado em suas pétalas suaviza e refresca peles sensíveis e queimadas pelo sol.Favorece a regeneração de tecidos danificados e é antisséptico.
*Alecrim
Nome científico:Rosmarinus officinalis
Planeta:Mercúrio
Elemento:Ar
Uso mágico:Afasta olho gordo.Erva da juventude eterna,do amor,da amizade e da alegri de viver.Colocada debaixo do travesseiro afasta maus sonhos.
*Araçá
Energético adstringente.Cura desarranjos intestinais e põe fim às cólicas.